segunda-feira, 22 de junho de 2026

 

CINZAS DO CARNAVAL

A Noite Foge... Está Raiando O Dia...
E Vem A Quarta De Cinzas Escuras,
Que Nos Lembra O Pó Das Escrituras,
O Fim Da Festa, Tristeza Ou Alegria ...

Caem Máscaras... Perde-Se A Fantasia...
Deixam-Se Amores, Ódios E Juras...
E Todas Essas Tão Pobres Criaturas,
Veem Na Chama Do Alto Nova Magia...

Agora Será Tempo De Reflexão...
Por Cristo A Visão De Um Outro Mundo..
Mistérios Da Fé... Uma Nova Conversão...

Vive -Se O Espírito Cristão Mais Profundo...
Faz-Se  Com  Deus A Divina Comunhão,
E Semeia-Se O Amor Mais Fecundo...

Maceió, 18 de fevereiro de 2026
jrsf

DIVINA ORAÇÃO, DO MESTRE JOÃO
És um mestre de elevada cultura, que esgrimes com desenvoltura, os momentos da conjuntura, sem descurar das Sagradas Escrituras!

Retratas com exímia primazia, do prelúdio ao ocaso, dos momentos ingentes do festejo popular, findo: tristes ou contentes; chorando ou rindo!
Noite vira dia, num clarão que desfaz máscaras e fantasias, ocultas nas sombras noturnas de criaturas - suas dores, iras, sonhos e juras!
Oh! Coitadas! Pobres criaturas!
Voltam à realidade: verdade, nua e crua ou dura!
-risos, danças, bebidas e canções- das cinzas à claridade: eis que nos despertas às reflexões (meditação e silêncio profundo: criativo e fecundo ou divina oração!)
Nos clamando à conversão e à comunhão, maviosa ode: essa divina oração!
A noite fugidia cedeu à luz do novo dia, reluz a brilhante esperança numa euforia, num novo dia! Que alegria! Que eufonia!
Maviosa ode, harmoniosa melodia!
Enfim, só o amor do Cristo é a solução: nossa salvação!
Parabéns, mestre João!
Grato! Mui grato!
Efusiva e marcial saudação e, com sua permissão, um abração!
JG*

Caríssimo Joilson, revendo e meditando sobre as mensagens do querido amigo, no trato dos meus toscos poemas, já não me causa espécie a grandiloquente  lhaneza de tua crítica, apenas cuido-me em não me envaidecer, diante da beleza da análise literária que fazes, a um tempo, não somente da estrutura técnica, mas sobretudo, de uma leitura humana, em que a riqueza do teu lexico, no encanto das palavras,
penetra no mundo de nossas vivências, emoções, sentimentos e subjetividade. É como se estivéssemos num diálogo de almas, quando de Ti dimana e transcende a cristalina, sensível e lúcida inteligência, num doce ensinamento, mesmo um olhar acolhedor, estendendo-me a mão, numa ardorosa exortação e ânimo à superação e transposição dos estreitos limites a que me impus.
E por tudo, meu Caríssimo Amigo, só me resta, mais uma vez, e sempre, dizer-Te da minha eterna GRATIDÃO.
Um grande abraço...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário