segunda-feira, 22 de junho de 2026

SONETO PARA JOLIE


Já Fugindo De Um Destino Cruel,
 Fria Noite Chuvosa, Na Calçada,
Lá Estavas Faminta E Abandonada...
Tão Triste E Meigo O Teu Olhar Cor De Mel...

Alma Comovida Te Deu Um Farnel.
Ficas Em Casa Quase Desmaiada...
Não Sabias Então O Quanto Amada
Serias. E Agora, Amiga Fiel...

Foste Peregrina Em Todas As Praças..
De Porte E Beleza Senão A Mais Bela.
Sem Pedigree, A Mais Forte Das Raças...

Brilharias Em Qualquer Passarela.
De Altivez Terias Todas As Taças...
E Teu Retrato A Maior Aquarela...!

Maceió, 15 de Novembro de 2016
*Hoje pela manhã, a nossa médica veterinária esteve aqui em casa, e libertou a minha Jolie para a grande viagem aos seus espaços...
😭

Uma CONDOÍDA DESPEDIDA!

Adotada, das calçadas e plagas, então abandonada e esfomeada, comovidas almas-do-céu deram-lhe guarida e farnel encantadas com seus olhos de mel!
Por mais de dois lustros teve um teto, afeto, carinho e abrigo fiel, da família do nobre coronel!
Embora sem raça, e perdida na praça, tinha leveza, beleza e graça.
Ainda que não captada ou registrada e pintada numa aquarela; aqui restou muito bem retratada, Jolie, sua bela cadela, grafada numa poesia das mais belas!
Hoje, a desfilar noutras passarelas, a viajar noutro plano estelar!
E o brilhante mestre, registra seu pesar com maestria, numa emocionada poesia!
Forte amplexo!
Abr
JG*

Sem palavras, Meu Querido Amigo Joilson..
Apenas GRATIDÃO pelo teu poema.
Ela partiu sob o meu abraço, beijos e lágrimas...

Triste e lamentável despedida, mas não chore à perda, exalte-se por tê-la tido e convivido enlaçados em mútuo afeto fiel!
Vejo-a alada(no perfil)a voar noutros rincões e consolando seus corações!
Uma linda cadela que merece mesmo uma aquarela posto que bela!

Há três meses, a médica sugeriu a eutanásia. Eu tinha tanto amor pela minha cadela, que, durante esses meses, deixei de dormir no meu quarto, para ficar na rede, com ela ao meu lado no colchonete. E tanto amor tinha, que protelei ao máximo esse procedimento. Hoje, após novos exames, a médica falou que era um quadro terminal e sem recursos terapêuticos... Não podíamos deixar que ela sofresse mais..

Mestre, decerto é ela, Jolie, em seu perfil - de fato, mui bela como descrita em sua linda poesia, que merece uma aquarela- bem por isso, insto o envio desta ou doutra foto dela, para tentar pô-la onde queria vê-la, numa tela: aquarela! ‎<Mensagem editada>

Joilson...! A crítica que você fez sobre meu soneto sobre a Jolie, na verdade uma releitura em forma de um poema, deixou a minha família extasiada com a sua interpretação...
Mais uma vez, meus cumprimentos e gratidão...
👍👏👏👏👏👏👏👏👏

Mui grato, mestre!
Apenas gostaria de tentar reproduzir numa tela ou aquarela essa sua saudosa e bela cadela; por favor, envies-me uma foto dela! ‎<Mensagem editada>
Olhar triste (já debilitada) antevendo cruel despedida de quem sabia que sua vida se esvaía!

O INQUISIDOR


Na Sala Fria, Réus E O Inquisidor...
Culpados Ou Não, Um Único Processo ...
Julga-Se Divino No Seu Universo,
Investiga E Acusa, Mas Julgador...

É Frio E Cruel, Tão Ameaçador...
O Seu Olhar É Penetrante E Perverso...
Temido, Poderoso, Controverso...
Das Leis O Supremo Violador...

Mas Tanto Poder E Cega Ambição
Deram -Lhe O Caminho Da Perdição;
Eis Que De Honra Sua Alma Nunca Soube...

Assim Do Tirânico E Insano Intento,
Veio  A Sofrer O Seu Eterno Tormento,
Pagando Todo O Mal Com Que Aqui Se Houve...

Maceió, fevereiro de 2026
Jrsf

INQUISIDOR ALGOZ E TORTURADOR ATROZ!

E não só INQUISIDOR, é-o muito mais que “julgador”: um VIOLADOR!
Um vil vilão que desdenha do legal PROCESSO!
Avilta, espezinha e olvida à maior lei: frente-e-verso ou anverso e reverso!
Julga-se O GRANDE - rei do universo!
De “julgador” nada tem; é-o ímpio TORTURADOR!
Amordaçar, enclausurar ou multar é-lhe um SUCESSO!
De um juiz, só sua vestal toga - porém, embora se ache PODEROSO; é venal nem vale um vintém!
Pensa ser UM SER SUPREMO, nem nota nem se toca, não passa de (ser) ASQUEROSO E IGNOMINIOSO!
É violento vilão ao EXTREMO!
Tem preço, mas nenhum VALOR!
Antes, advogara e defendera MAFIOSOS - daí recrudesceu o TEMOR,
E até ficou FAMOSO, ao prender hacker CURIOSO, que deixara um certo VICE FURIOSO, que ascendeu ao lugar do finado FAMOSO!
Esse carrasco careca IMPIEDOSO nada tem de VALOROSO!
Sua ascensão foi um favor, premiação pela apreensão de fotos íntimas, de alguém a quem Temer temia, tinha alta estima: queria bem!

Mestre, esse INUMANO TIRANO INSANO NÃO TEM ALMA NEM SOFRIMENTO: PSICOPATAS NÃO TÊM SENTIMENTOS!
Daí ser ímpio cruel, vingativo e VINGADOR!
Nada há de um JULGADOR!
É um imprestável, inútil ou INERME!
É excremento pior que um VERME!
De resto, ao menos, inspirou ao mestre, numa prova inconteste, és mesmo sensacional ou fenomenal e admirável esgrimes uma ode, poemas, rimas e versos até ao ser MAIS EXECRÁVEL INTOLERÁVEL E INSUPORTÁVEL QUE HÁ NO UNIVERSO!
Aceites e recebas mais um amplexo!
JG*

Meu Querido Amigo, Joilson...! Dei apenas o "mote" ...E Você faz uma magnífica, erudita, realística e crítica prosa poética, sobre essa figura mais degradante, aviltante e infamante da nossa vida pública.
Meus parabéns...👍✍️👏👏👏👏🤝

Mote? Ode excepcional, sensacional e fenomenal: uma obra primordial e inspiradora, daí tentei reproduzir uma simples paródia!
Abr
JG*

 

CINZAS DO CARNAVAL

A Noite Foge... Está Raiando O Dia...
E Vem A Quarta De Cinzas Escuras,
Que Nos Lembra O Pó Das Escrituras,
O Fim Da Festa, Tristeza Ou Alegria ...

Caem Máscaras... Perde-Se A Fantasia...
Deixam-Se Amores, Ódios E Juras...
E Todas Essas Tão Pobres Criaturas,
Veem Na Chama Do Alto Nova Magia...

Agora Será Tempo De Reflexão...
Por Cristo A Visão De Um Outro Mundo..
Mistérios Da Fé... Uma Nova Conversão...

Vive -Se O Espírito Cristão Mais Profundo...
Faz-Se  Com  Deus A Divina Comunhão,
E Semeia-Se O Amor Mais Fecundo...

Maceió, 18 de fevereiro de 2026
jrsf

DIVINA ORAÇÃO, DO MESTRE JOÃO
És um mestre de elevada cultura, que esgrimes com desenvoltura, os momentos da conjuntura, sem descurar das Sagradas Escrituras!

Retratas com exímia primazia, do prelúdio ao ocaso, dos momentos ingentes do festejo popular, findo: tristes ou contentes; chorando ou rindo!
Noite vira dia, num clarão que desfaz máscaras e fantasias, ocultas nas sombras noturnas de criaturas - suas dores, iras, sonhos e juras!
Oh! Coitadas! Pobres criaturas!
Voltam à realidade: verdade, nua e crua ou dura!
-risos, danças, bebidas e canções- das cinzas à claridade: eis que nos despertas às reflexões (meditação e silêncio profundo: criativo e fecundo ou divina oração!)
Nos clamando à conversão e à comunhão, maviosa ode: essa divina oração!
A noite fugidia cedeu à luz do novo dia, reluz a brilhante esperança numa euforia, num novo dia! Que alegria! Que eufonia!
Maviosa ode, harmoniosa melodia!
Enfim, só o amor do Cristo é a solução: nossa salvação!
Parabéns, mestre João!
Grato! Mui grato!
Efusiva e marcial saudação e, com sua permissão, um abração!
JG*

Caríssimo Joilson, revendo e meditando sobre as mensagens do querido amigo, no trato dos meus toscos poemas, já não me causa espécie a grandiloquente  lhaneza de tua crítica, apenas cuido-me em não me envaidecer, diante da beleza da análise literária que fazes, a um tempo, não somente da estrutura técnica, mas sobretudo, de uma leitura humana, em que a riqueza do teu lexico, no encanto das palavras,
penetra no mundo de nossas vivências, emoções, sentimentos e subjetividade. É como se estivéssemos num diálogo de almas, quando de Ti dimana e transcende a cristalina, sensível e lúcida inteligência, num doce ensinamento, mesmo um olhar acolhedor, estendendo-me a mão, numa ardorosa exortação e ânimo à superação e transposição dos estreitos limites a que me impus.
E por tudo, meu Caríssimo Amigo, só me resta, mais uma vez, e sempre, dizer-Te da minha eterna GRATIDÃO.
Um grande abraço...!

CARNAVAIS


Carnavais! Retratos De Nossas Vidas...
Pierrôs, Arlequins e Colombinas...
Sua História Um Pouco De Tantas Sinas...
Em Seus Corações, Chorosas Feridas...

Lembranças Ficaram... Nunca Esquecidas...
Fugaz Paixão... Brilhos De Purpurinas...
Emoções Vividas, As Mais Ferinas;
E Que O peito Esmaga... Não Esmaecidas...

Assim  Alegres E Tristes Atores,
Lágrimas Ou Risos Das Suas Dores,
Cantam O Sofrer Dos Seus Tristes Ais...

E Se A Vida Já É Um Grande Palco,
Todos Põem Sua Máscara De Talco...
Vive -se Então Seus Próprios Carnavais...

Maceió, fevereiro de 2026
jrsf

Caramba! Excelente!
E numa palavra: sensacional!
Mestre, és mesmo o maioral!

Defines mui bem quase senão todos os carnavais!
Doutros lugares ou cantos e encantos que tais, e da terra-dos-marechais!

Nessa, ainda fervente, saída na hora e agora, tal um cachorro-quente!
Deixa-nos a todos alegres e contentes: divertimento a todas as gentes!
Resta claro, é evidente!
És um poeta brilhante e ingente!
Forte abraço
JG*

Exatamente! E foi mesma na hora que disse-lhe que desde 1991 não mais brincava carnaval!
O
🐐 é bão!🤣😬

Kkkkkkkkkk
Tá brincando...!!?
Você é quem é o verdadeiro jovem Mestre....!
O craque das letras...!
Um abraço grande...!

sexta-feira, 17 de abril de 2026

HÁ DIAS INVÁLIDOS, INÚTEIS E IMPRESTÁVEIS OU DEBALDE E VÃO.

Joilson Gouveia*

Esse daí não é aquele que, cinicamente, confessara ter furtado um processo (sobre a instituição financeira governamental CEF) da vara em que tramitava, e que jamais fora aprovado em concursos públicos, para magistratura de SP?

Ou seria o algoz censor de sites e revistas Cruzoé e O Antagonista: “o amigo do amigo do meu pai”; que fez do país inteiro mera, pífia, simples ou reles instalação ou dependência interna ou interior -interna corporis- de um mero órgão de um nababesco e soberbo poder republicano (judiciário) que “não vale nada, o que vale é a relação entre as pessoas” ou ainda -também, no dizer do🐸barbudo: ”uma suprema corte totalmente acovardada”- ao instaurar ex-officio o inquérito-do-fim-mundo, conforme Marco Aurélio ex-min STF- o odioso, odiado e anômalo ou abominável senão malsinado, pérfido e famigerado longevo, interminável ou infinito inquérito-das-fakes-news?

  • O “regimento interno manda concluir em até 60 dias”, e foi aberto em 2019; é sério isso? 
  • Há descumprimento?

Desde quando há LEI atribuindo, outorgando ou definindo poderes persecutórios ou investigatórios ao éssitêéfi; ou o seu Dias transformou-o em DGPF-delegacia geral da pêfê?

  • É uma pêfê que, segundo🦕, é toda do 🦑 (“toda ela”);
  • Decerto que, caindo um vilão; subirão mais dois outros: “bessias” e pacheCUzão! Ou não?😡
  • Nada mudará nem melhorará com os togados sancionados ditando regras.

Sendo o mesmo, pois, nada há de notável nem notório (em conhecimento, ciência ou saber jurídico; claro) mas, evidente, óbvia, clara e notadamente, não deixa de ser um típico e autêntico finório, patife, pilantra, vigarista e pérfido ou pusilânime como os demais cúmplices petralhistas: quanto mais crimes mais qualificados nos seus quadros partidários - leia-se: ORCRIM🟰Partido dos Traf1cantes. Ou do terror (de terror1stas) e das trevas!

Simples sugestão ao símio decrépito de epíteto decano, para evitar os efeitos da temida Magnitsky é muito simples, é tão somente, somente, apenas, só e bastante:

1.observar; obedecer; seguir; respeitar, cumprir e fazer cumprir às normas, regras, premissas, princípios e, sobretudo, às Garantias e Direitos Individuais contidos no Art.5º e seguintes da CF88 -cláusulas-pétreas;

2.observar, obedecer, respeitar, seguir, cumprir e fazer cumprir ou exigir aos limites das leis substantiva e adjetiva, quanto ao IMPEDIMENTO e SUSPEIÇÃO condicionantes ao julgamento livre, independente, imparcial, impessoal, isento, desinteressado, justo, probo e ilibado;

3.jamais olvidar, desdenhar nem espezinhar ou descumprir ao DUE PROCESS OF LAW, contraditório e garantias da ampla defesa com todos meios e recursos que se lhes são inerentes, notadamente aos Direitos Humanos Universais, violados pela vilania de vilões ativistas judiciais escarlates travestidos de juízes togados;

4.um juiz não é membro de nenhuma polícia judiciária para abrir, instaurar e investigar EX-OFFICIO ou via inquérito-sem-objeto, objetivos ou fins infinitos ou intermináveis -um JUIZ diz o direito (juris dicere);

5.Ah! E somente se expressa, manifesta e fala ou diz nos AUTOS; fora destes é incidir em crimes de responsabilidade.

6.É tirania abjeta, absurda, abstrusa, abusiva e arbitrária PRENDER PARA INVESTIGAR - é crime de abuso de autoridade e TORTURA por CLAUSURA cercear a liberdade de qualquer sujeito, indivíduo, gente, pessoa ou ser humano sem o devido Flagrante Delito ou “sem Ordem Escrita e Fundamentada da Autoridade Judiciária Competente, cujo foro lhe compete; no juízo a quo (juiz singular, natural ou comum) ou no ad quem (tribunais) -na suprema corte totalmente acovardada- tornada delegacia de polícia de plantão do xerife do Dias, prende-se, processa-se, julga-se e condena-se SEM FORO PRIVILEGIADO OU PRERROGATIVAS até simples ambulantes, sorveteiros e pipoqueiras, transeuntes de verde e amarelo ou com Bíblias e bandeiras na mão;

7.PAREM COM TUDO ISSO E COM ISSO TUDO que a Magnitsky Law não saberá que existem!

Enfim, fica a dica!

O parlamento só terá o devido valor e será respeitado na medida em que cumpram aos deveres institucionais, regimentais, legais e constitucionais de sempre FISCALIZAR O EXECUTIVO, principal ou precisamente e primordialmente aos Poderes, e investigar, processar e julgar aos violadores da lei, da CF, dos universais DH’s e do DUE PROCESS OF LAW, por todos os seus cr1mes de responsabilidade.

É hora senão tardia de um basta na persecução imoral, abusiva, arbitrária e excessiva ou usurpadora de poderes, cargos, encargos, funções e atribuições, especialmente à Perseguição do cão - Xandão!

Pérfida, pusilânime, acintosa, infame, insana, vingança cínica e criminosa! 😡😤

Será paixão?

Abr

JG*


SIMBOLISMO X ONZE GRANDES TIRANOS TOGADOS

Joilson Gouveia*

Enquanto isso, nada nem coisa nenhuma sobre os coitados violados, aviltados e vilipendiados ou espoliados pensionistas e/ou aposentados, seus consignados desviados, seu frei-chiquinho e seu sobrinho: ‘o ronaldinho dos negócios, do 🦑’!

  • Ou seja, nem resolve uma coisa nem outra!

E o que faz a direita ou eleitos na e com a patriótica bandeira e 🌊 de JB? 🤔🫣

  • Calos nos pés! 😡😤

Os violadores da lei, da CF e dos Direitos Humanos NÃO estão preocupados com nenhum ato simbólico! Nenhuma caminhada libertará às vítimas sequestradas e reféns enclausuradas pelos tiranos togados escarlates; tenho dito:

  • Nada mudará nem melhorará com esse éssitêéfi onde está: a mandar e a desmandar ou atar e desatar!
  • Urge o impeachment de todos os carrascos e tiranos violadores da lei, da ordem e da ÉTICA! 😡😤

Processem-nos, ao menos! Oxalá! Um dia serão julgados, e responderão por todos os seus cr1me5 de responsabilidade!

Um senador ou deputado tem poderes legítimos e deveres legais, atribuições, encargos e competências funcionais, para recorrer, requisitar e exigir do ministério público, procuradorias, defensorias e de nossas forças de segurança e polícias, as urgentes medidas legais que o caso exige e requer, e que já é tardio, pois, consumados, ou tarda, demora ou hibernando, e prejudica e causa danos aos cidadãos necessitados e carentes; máxime aos sequestrados e enclausurados pelo INCOMPETENTE JUÍZO AD QUEM; ou não? 🧐🤔🤨🤭

Os cr1m3s e os crim1nosos foram declarados, expostos e estão revelados -denunciados, delatados ou confessados-, o que esperam para processar, destituir, afastar, expurgar, defenestrar e prender os “sancionados violadores de DH’s” e traidores da CF88 e da Pátria?

O🦑3.0 não é nada ante ao impiedoso, impenitente e pseudo imponente imperador e seus parceiros ou cúmplices iluminados togados escarlates: “temos uma suprema corte totalmente acovardada” - de “um poder judiciário que não vale nada, o que vale é a relação entre as pessoas, ou uma bolivariana; ou não?

  • Seremos uma BraZuela, pelo andar da carruagem, muito em breve: o script é igual ou exatamente similar, semelhante ou idêntico senão o mesmíssimo!

Temos dito:

  • Basta não desistir, não precipitar, não recuar ou retroceder; ocupar, cercar tudo e resistir:
  • Quem tá dentro não sai; quem tá fora não entra!
  • ⁠EXIGIR NULIDADE E LIBERDADE🗽DOS SEQUESTRADOS REFÉNS ENCLAUSURADOS PELO CARRASCO TOGADO, e já!
  • ⁠E sem quebradeiras ou vandalismos; cuidado com os infiltrados!

 O mais resistente e mais forte vencerá! Somos mais que 213 milhões de pequenos tiranos, bem mais e muito maior que os ONZE GRANDES TIRANOS TOGADOS; ou não?

Abr

JG*

AO CR1ME DE RESPONSABILIDADE CABE O DEVIDO IMPEACHMENT!

Joilson Gouveia*

Ora, convenhamos, pois, se um, dois ou mais (dentre os 11 togados da “corte totalmente acovardada”) desvia, desdenha, desobedece ou descumpre e, o que é pior, não faz cumprir às normas, regras, premissas, princípios e preceitos fundamentais ou cláusulas pétreas, ou cínica, dissimulada e deliberada, conscientemente e dolosamente suspende-as até 2ª-feira (que nunca chega) não há falar em “decisões legítimas” ou legais! É fato!

Aliás, qualquer um iluminado sabe (ou, ao menos, deveria saber) de que “o éssitêéfi é um mero órgão” do poder republicano e democrático, “criado específica, genuína, originária e justamente DO, PELO, COM e PARA SERVIR AO POVO”: o fiel, íntegro e inteiro ou legítimo destinatário/consumidor de seus préstimos e valiosos serviços, com o natural direito de (querendo) MUDAR, MELHORAR e reclamar o desserviço ofertado, especialmente, se desviado, alterado, vencido, imprestável, prejudicial, inservível e inútil.

Com efeito, se há (conforme noticiado ou pesquisado) muito mais de oito dezenas de pleitos, postulando, instando ou exigindo instauração do devido processo legal de impedimento ou IMPEACHMENT de uns vis vilões violadores de D.H.’s é mais que prova cabal, bastante e suficiente de que há deficiência ou ineficiência senão desserviço do indigitado órgão; ou não?

Todavia, se o povo reclama (é, pois, seu direito constitucional essencial, natural, normal, fundamental e elementar de uma sociedade democrática ou cidadania plena, ativa, política e civilizada) é pura simplesmente porque está insatisfeito, decepcionado, frustrado e contrariado ou ENVERGONHADO com o desserviço ou desvio de finalidade da ‘alta corte totalmente acovardada’. Ou não?

Ademais, as pesquisas, e, muito mais ainda, todos os fatos ou conjunturas sociais e políticas, dos últimos quatro lustros, provam e demonstram ou comprovam de que há muito mais ativismo judicial que ‘justiça’. I.e., passa in albis uma justa ação da lei, da ordem e do direito c/fulcro no exato, justo, devido e estrito liame da CF88.

Resta saber, pois, se os iluminados togados escarlates sancionados aceitarão, aprovarão e respeitarão ao referido PL (Anistia: ampla, geral, total e irrestrita aos inocentes e injustiçados sequestrados e reféns do dia 08/01) e PEC -im(p)unidade: prerrogativas de cargos- haja vista que nem mesmo observam, aceitam, guardam, preservam, respeitam, nem cumprem e nem fazem cumprir à própria CF88; aprovar PEC e PL com esse mesmo escrete de togados escarlates é malhar-em-ferro-frio!

·        -Impeachment dos togados violadores, já! 😡😤😤😡

Abr

JG*